Comprometimento – Como fazer equipes coesas para enfrentar qualquer situação
- Matosalem de Freitas Jr
- 20 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
Segurança, dedicação, motivação e identificação.
Essas 4 palavras mostram como os funcionários se relacionam com suas empresas durante o desempenho das suas funções.
Essas palavras não são sinônimos ou variações do adjetivo, elas são diferentes e demonstram a diferença na qualidade da relação funcionário-empresa.

A relação funcionário-empresa são chamadas de Pontes, vejamos:
1º Nivel – Ponte da SEGURANÇA
Funcionários buscam SEGURANÇA na relação de trabalho, isto é, recebem da empresa a remuneração básica para suas necessidades, e tem a perspectiva de continuidade da sua atividade.
Esse é o nível mais primário e simples. Relações dessa qualidade podem ser quebradas por qualquer vantagem financeira ou de benefícios que o funcionário receba de outra empresa, ou mesmo se ele perceber sinais não claros da necessidade do seu trabalho, ele estará sempre na procura de outra oportunidade.
O ”turnover” é alto e o custo disso a para empresa também.
2º Nivel – Ponte da DEDICAÇÃO
Temos aqui uma relação que subiu um degrau, há mais comprometimento. Para haver DEDICAÇÃO o funcionário precisa ter o espaço e a oportunidade de realizar coisas conforme sua capacidade, ou melhor, ele precisa criar coisas que ele se reconheça nelas, percebendo que a empresa recebeu algo que veio dele, do seu esforço ou da sua inteligência. Surge o respeito à colaboração do funcionário.
Processos, ferramentas, procedimento, regras etc, nessa relação o funcionário não é um mero executor, ele pôde criar e sua criação foi aceita, logo para manter isso ele passa a se dedicar a relação funcionário-empresa.
Funcionários dedicados também são seguros.
3º Nível – Ponte da MOTIVAÇÃO
Aqui temos o elemento emocional contribuindo para elevar ainda mais o patamar dessa relação. Nesse nível existe uma percepção do ambiente e do clima da empresa que são similares aos sentimentos do funcionário.
Essa sensibilidade trás para o funcionário uma extensão da sua própria maneira de se relacionar, por isso cria-se a MOTIVAÇÃO, pela confiança e crença na igualdade de propósitos.
No ambiente da empresa ele tem e dá respeito, alegria, humor, cobrança, divergência, perdão, união, colaboração etc. Ele tem na empresa os mesmos elementos emocionais que ele tem na sua vida, logo a empresa é uma continuidade do seu comportamento e não uma ameaça.
Há a confiança na empresa, nos seus rumos e decisões.
Funcionários motivados acreditam, são também dedicados e seguros.
4º Nível – Ponte da IDENTIFICAÇÃO
Esse é o nível mais elevado e consequente mais forte na relação funcionário-empresa. Aqui tem-se o alinhamento dos interesses e dos valores de ambas as partes.
O funcionário vê na empresa uma projeção daquilo que ele vê para sua vida (primeiramente profissional e também com elementos da vida pessoal).
A missão, a visão e os valores que a empresa pratica, está em sincronia com as crenças e os objetivos do funcionário, logo há a IDENTIFICAÇÃO.
“Veste-se a camisa da empresa”. São funcionários que pode se contar para qualquer situação e desafio.
Funcionários identificados só chegam nesse degrau se estiverem motivados, e por consequência são dedicados e seguros no trabalho.
Qual é a qualidade do comprometimento das suas equipes?
Seus times de projetos estão em que nível de relação com a empresa? Em que Ponte?
O quanto você pode contar com seus funcionários nos momentos de crises e quando o plano saiu do controle?
Suas equipes atingirão a superação quando necessário?
Essas perguntas são para a reflexão dos gestores, pois cabem a eles trabalhar essas relações, melhor dizendo, os gestores devem conhecer cada funcionário e entender qual nível de relação que ele mantém com a empresa, depois verificar como melhorar esse nível.
O sucesso de empreendimentos, projetos ou negócios depende, em última análise, das pessoas.
A empresa com mais funcionários que tenham as 4 palavras (segurança, dedicação, motivação e identificação ) na sua relação, sempre será vitoriosa, em qualquer cenário ou crise.