top of page

Projetos 2017. São votos e desejos para o próximo ano, mas sem Metodologia


Não sei o que será de 2017. Predizem dificuldades ainda maiores que as de 2016, talvez. Provável.

Não gosto de previsões, mas gosto de planejamento. São coisas diferentes.

Planejo algumas coisas para minha vida em 2017, e se planejei lutarei para conquistá-las. O cenário pode ser favorável ou menos favorável, e isso indicará o quanto de sobre-esforço, vontade, fé e criatividade eu terei que produzir para realizar o meu 2017. Pronto, simples assim.

Não vou me pré-ocupar com as coisas que estão no futuro, me preocupo com coisas que devo fazer hoje, como se não tiver claro o meu plano e seus objetivos.

Vejo o mundo e a vida por 3 perspectivas:

  1. A vida como ela é – gostando ou não, aceitando ou não, tenho que percebê-la dessa maneira.

  2. A vida como eu gostaria que fosse – aqui cabem os sonhos e os desejos, independentes de serem possíveis ou não de realização.

  3. A vida como deve ser – aqui entram as regras, a ordem e correlação de equilíbrio das coisas, é perceber que você não é o todo e sim parte dele.

Vivemos no mundo da “Vida como ela é”, é a realidade. Sonhamos com um mundo da “Vida como eu gostaria que fosse”. Lutamos conflituosamente com o mundo da “Vida como deve ser”, pois tem coisas nela que eu não aceito (ainda).

Para 2017 ou para qualquer futuro, o foco deve estar em trabalhar essas 3 perspectivas em harmonia, pois elas coexistem em cada um de nós, e sem alinhá-las só estaremos em desacordos com nós mesmos, vejamos:

A região em amarelo representa a vida que estamos fazendo e gostamos, mas nessa região pintada se exclui a vida como as coisas devem ser, logo é algo errado.

É fazer o erro e continuar nele, que chamamos para ilustrar de PECADO, não no sentido religioso, mas no sentido que não é esse o caminho.

Temos também:

Aqui a região em amarelo representa a vida que estamos fazendo e como ela ocorre, conforme as decisões que tomamos e também pelo curso natural das coisas, mas nessa região pintada se exclui a vida como eu gostaria que as coisas fossem, logo é a área da decepção e do desapontamento.

É ficar chorando e triste por consequências de ações ou simplesmente por coisas que já aconteceram, estão no passado e não há o que fazer sobre elas. Chamamos para ilustrar de FRUSTRAÇÃO. O ponto é que sobre essa região só podemos tirar lições e ir para frente, temos que sair dela.

Para finalizar temos ainda:

Nessa região em amarelo temos a representação da vida como deveria ser e como eu gostaria que ela fosse, mas nessa região pintada se exclui a vida como ela é, logo ainda não está ocorrendo.

Se há algo que eu gosto e que deve acontecer e ainda não está acontecendo, então para lá que eu devo me esforçar para ir. Chamamos para ilustrar de PROJETO, pois é aquilo que ainda não existe mas se eu me esforçar para realizá-lo, ao final eu o terei.

Meu empenho e meus desejos para todos em 2017, é que o foco dos nossos esforços sejam sempre em PROJETOS. São os PROJETOS que fazem a vida ficar melhor e como a queremos.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page