Na média somos médios! Eu me basto por isso?
- Matosalem de Freitas Jr
- 9 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Na média somos médios.
Ouvi muitas vezes essa frase de um respeitável gestor de TI. Essa referência era sempre feita ao quanto poderíamos esperar das equipes e também das pessoas.
O que ele profetizava é que não há equipes de alta performance que atue com alto rendimento o tempo todo, pois haverá momentos bons e ruins, profissionais motivados e desmotivados, usuários que contribuem e outros que não, enfim sempre encontramos os dois extremos em projetos, logo é bom conseguir ser médio e estar na média.
Se pensarmos numa escala de desempenho Ruim-Regular-Bom-Ótimo-Excelente, “Bom” é justamente o meio, a média.
O problema é que o meio acomoda, não é de todo ruim nem de todo excelente, então está bom como está. Esse é um grande problema que enfrentamos nas empresas, pois esse comportamento de aceitação de um patamar mediano paralisa a evolução dos negócios.
Como podemos ter empresas inovadoras, que buscam a excelência se seu capital profissional na média é médio?
Sair da zona de conforto é apenas uma questão de atitude, que deve se iniciar com cada um de nós, e nas empresas ser aditivada e exigida pelos gestores. Trilhar o conceito de “ótimo” e depois de “Excelente” é uma obrigação de cada profissional, pois é se dedicar a profissão que escolheu (por gosto e aptidão) para evoluir e viver. Não dá para viver uma vida média. É um desperdício.
Como então ser “Excelente”? Percebendo que o prazer está em solicitar desafios, em estudar novos assuntos, em se relacionar com novas pessoas, em desenvolver autocrítica, em não se conformar com o estado das coisas, isto é, querer sempre fazer algo melhor e diferente.
Líderes devem ter esse “drive” na condução dos seus liderados. Devem buscar no seu time pessoas com esse comprometimento, que tragam sempre consigo a pergunta: “por que não?”.
Cumprir as demandas, entregar nos prazos, negociar conflitos, resolver problemas imprevistos e muitas outras coisas que fazem parte dos projetos, já ocupam em muito nosso tempo e nossa atenção, mas se tivermos uma equipe “Excelente”, tudo fica mais fácil e motivante, senão...