Implantar projetos ou entregar projetos? Diferença entre sucesso e fracasso
- Matosalem de Freitas Jr
- 5 de dez. de 2016
- 1 min de leitura

Cronograma, entregáveis, termo de homologação, controle orçamentário, usuários, líder do projeto, recursos humanos, comunicados, reuniões enfim, uma série de afazeres que consomem muito o gerente de projetos, por isso uma boa técnica e metodologia são essenciais para ser e estar no controle de um projeto.
A cilada que está a cada passo de uma iniciativa de projeto, é de se fechar na própria metodologia e nos seus artefatos documentacionais. Passa-se a ser refém do método e não beneficiário dele.
Projetos tratados assim entregam objetos, colocam na data prevista os entregáveis sobre a guarda do cliente. Mas a promessa idealizada na partida do projeto será realizada? Até onde vai a responsabilidade da gestão?
Implantar é visualizar a operação do produto alvo do projeto em funcionamento, com as pessoas, os processos, a tecnologia, as limitações e as vantagens que o ambiente ofereçam.
Isso deve ser planejado antes, checado e cuidado durante, ajustado em homologação e transformado durante a implantação. Aqui não há metodologia que contemple.