top of page

Como o Planejamento Estratégico gera engajamento de todos

  • Matosalem de Freitas Jr
  • 14 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

O termo Planejamento Estratégico (PE) gera diversas interpretações e até sensações. Há entendimentos nos extremos, como algo muito importante e positivo até algo que não leva a resultado algum.

O importante é que PE não é mágico nem é fórmula infalível de sucesso, é na verdade uma tremenda ferramenta de coesão e engajamento de todos os funcionários. Como? Vejamos a seguir.

Definiremos nossa interpretação em dois polos, que são os FINS e os MEIOS, isto é, tudo o que faremos será para uma finalidade (FINS), e como faremos será o intermédio, o caminho (MEIO).

No PE temos a definição de VISÃO, que é um FIM, aliás o mais importante e culminante FIM. Realizamos ou chegamos na VISÃO através da execução da MISSÃO. Se executarmos o que definimos como MISSÃO, com foco e assertividade, a VISÃO naturalmente se realizará.

Temos então essa lógica, de um lado os FINS e de outro os MEIOS. Realizando os MEIOS alcançaremos os FINS.

No PE quebramos ainda o nível de VISÃO-MISSÃO em outros mais abaixo, que detalham e explicam com elementos concretos em que devemos trabalhar, como Objetivos e Metas (FINS) e Estratégias e Planos de Ação (MEIOS).

Note que no PE tudo está relacionado, não há um Plano de Ação que não seja um desdobramento de uma Estratégia, que existe para que um Objetivo seja alcançado, que por sua vez contribuirá para que a Visão se realize.

Abaixo dos Planos de Ação aparecem finalmente os Projetos. São através dos Projetos que as transformações necessárias no negócio irão acontecer, para assim o PE se realizar.

Um Portfólio de Projetos (PMO) deverá organizar e priorizar os projetos para ficarem alinhados com o PE, logo não poderá haver nenhum projeto que se desenvolva sem estar relacionado a cadeia Plano de Ação-Metas-Estratégia-Objetivos-Missão-Visão.

Um projeto ocorre dentro de um Plano de Ação, que existe para conseguirmos atingir uma Meta. Essa se atingida leva-nos aos Objetivos que perseguimos, que nos traduzem as Estratégias, e que se bem executadas dão coerência a Missão e consequentemente nos representará na forma que todos devem nos ver, que é a Visão.

Todos os integrantes das equipes de projetos, além dos stakeholders, precisam ter o claro entendimento do que seu projeto representa no todo estratégico, ou melhor, qual é sua importância no PE, isso gera engajamento pois oferece a noção de participação e contribuição em algo maior.

Equipes focadas apenas em entregas e prazos, sem saber em quê, no porquê e onde seus produtos serão utilizados, não se engajam, apenas cumprem suas obrigações.

Sem engajamento não há entrega nem paixão pelo o que se faz, pois não há o sentimento de pertencer nem de ser importante.

Gestores de Projetos devem traduzir o PE para suas equipes, senão ele será apenas um conjunto de frases nas paredes das recepções das empresas.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

Tel: 11 9 6429-0000

mat.freitas.jr@gmail.com

  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Matosalem de Freitas Jr. Criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page