Sucessos através de projetos de TI que transformam a realidade dos Negócios
- Matosalém de Freitas Jr
- 5 de dez. de 2016
- 1 min de leitura

Executivos carregam consigo um mantra que não silencia jamais: "o que devo fazer de diferente no meu negócio".
Inovar é um imperativo da gestão, seja em qualquer área da empresa e esteja a empresa inserida em qualquer segmento, sempre haverá um estímulo para que alguma coisa seja feita de forma melhor, ou mais ágil, ou mais segura, ou mais rentável etc. etc.
Fazer algo de maneira diferente ou fazer algo que anteriormente não era feito é uma mudança. Empresas precisam de mudanças constantemente, sejam por exigência do mercado, dos clientes, dos competidores ou sejam por questões internas. Introduzir o novo numa organização é uma questão que deve ser abordada com conhecimento e método, pois estamos trabalhando no terreno do abstrato, está se criando algo que ainda não existe.
Esforços dirigidos para se produzir algo novo chamamos de projeto. O PMBoK traz uma definição básica: "Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos...". A palavra "exclusivos" decifra o conceito de único e de novidade, logo quando uma novidade é colocada num ambiente, esse ambiente se modifica, há a mudança.